Brasil

Maioria é favorável a corredores de ônibus e ciclovias no Brasil

Um pesquisa encomendada pelo Greenpeace, elaborada pelo instituto Datafolha, apontou a maior parte dos Brasileiros é a favor de um maior espaço ao transporte coletivo e as bicicletas. No entanto, o mesmo estudo mostra contradições na maioria das respostas entre a intenção de se dar prioridade, e as ações em si.

Cerca 74% dos entrevistados são favoráveis a redução de espaços dos automóveis, com a implantação dos corredores de ônibus, calçadas e ciclovias. No entanto, 47% se diz a favor na redução de vagas para carros, contra 41% que não é favorável.

Na maior parte dos projetos de faixas e corredores exclusivos é necessário destinar um espaço do viário ao transporte coletivo. O estudo mostra, entretanto, que apenas 40% é favorável a medida e 49% contra a medida.

“Primeiro perguntamos para as pessoas o que elas achavam de cada uma dessas três medidas e em seguida perguntamos para as pessoas se, [por meio] dessas medidas de redução, fosse dado espaço para esses outros meios de transporte, se ela era contra ou a favor. A diferença é que a primeira vez perguntamos só com a medida em si. Mas quando explicamos que isso vai ser usado para dar espaço para outros modos de transporte, as pessoas são a favor”, disse o responsável pela campanha de Mobilidade Urbana do Greenpeace, Vitor Leal, em um comunicado.

O estudo foi feito com 2098 pessoas com 16 anos ou mais em 132 municípios de todas as regiões do país neste mês de setembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus