Tecnologia

Aplicativo avalia meios de transporte na cidade de São Paulo

Um novo aplicativo promete avaliar o sistema de transporte de São Paulo. A plataforma lançada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é o MoveCidade, disponível para Android. Permite que os usuários dos meios de transporte avaliem quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade.

O intuito é gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes. Nesta primeira fase, o Idec convida as pessoas a testarem o aplicativo para futuras melhorias.

“O Instituto irá reunir as avaliações desses usuários para encaminhar às empresas prestadoras dos serviços e autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.” explica Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.

Por hora, se trata se uma versão beta, e a oficial está prevista para outubro deste ano. Em novembro, serão incluídos os meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até 2017, outras cidades serão acrescentadas permitindo comparações entre as localidades.

O passo a passo para ter acesso à versão beta do aplicativo MoveCidade (Android) está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus