Chineses estariam interessados em TAV Brasileiro

Chineses estariam interessados em investir no projeto de Trem de Alta Velocidade Brasileiro. Quem diz isso é o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang que, em reunião com o presidente em exercício Michel Temer, confirmou a intenção das empresas na ferrovia entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

São estimados investimentos entre cerca de R$ 35 bilhões, por parte do governo, e R$ 50 bilhões, na visão do mercado. O presidente interino foi convidado pelo embaixador a conhecer o sistema de Xangai para Hangzhou, durante a reunião em setembro de líderes do G-20.

Interlocutores do palácio do planalto disseram à imprensa que existe de fato o desejo dos chineses na venda, mas que por conta da situação econômica, o projeto deveria ser bancado integralmente pela iniciativa privada, inclusive do exterior, como o caso da China Railway Construction.

O Governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, tentou promover leilões para interessados. Porém, os investidores criticaram riscos ao projeto, além da taxa de retorno propostas pelo Executivo.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.