BRTs do Rio reduzem tempo de viagem de passageiros

Após a implantação do sistema de Corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT no Rio de Janeiro, os usuários passaram a contar com viagens mais rápidas. Pelo menos é o que diz uma reportagem do jornal Extra, desta segunda-feira, 29 de agosto.

No serviço parador do BRT Transolímpica, entre a Vila Militar e Recreio, a previsão inicial era de diminuição de 60% no tempo de percurso, ou seja, cerca de 30 minutos. No entanto, o tempo de viagem caiu mais do que o estimado.
Já o lote Zero, inaugurado recentemente entre Alvorada e Jardim Oceânico, reduziu em 50%.

O efeito, na verdade não é mágica. Com a implementação dos corredores, houve uma migração e reacomodação dos usuários. Nos primeiros dias do Transolímpica, 10% da demanda dos passageiros que embarcavam pelo terminal Paulo Portela, em Madureira, foram para o BRT, resultando em migração de quatro mil pessoas por dia.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou ao jornal que só em Mato Alto e Magarça deve ter uma redução de 5% (1.300) dos passageiros que vão preferir a conexão com a Transolímpica na Vila Militar ou em Magalhães Bastos e, futuramente, Sulacap, que deve abrir com o serviço expresso, após a Paralimpíada.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

3 Comentários deste post

  1. E SP zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Sugestão grátis para os candidatos de plantão rsrs. brincadeiras a parte, corredores BRTs que poderiam ser feitos aqui, Radial Leste (Itaquera,Pq D Pedro),Cidade Tiradentes P D Pedro (ja que o monotrilho não vai mais até la) este indo pela Ragueb Chofhi(teria um pouco de problema no trecho entre a Jacu e aricanduva) e Avenida Aricanduva e Radial,Pirituba-Correio (Av Edgar Facó- Marquês de São Vicente (infelizmente novamente reformado recentemente sem BRT),Cachoeirinha- Correio ou Paissandu mesmo, pela Inajar e Marquês ,e o corredor Santo Amaro/Nove de Julho indo até santo Amaro e Term.João Dias, além de um VLT partindo de Congonhas ao Campo de Marte via corredor Norte Sul, acredito eu que daria uma boa melhorada no transporte por ônibus em São Paulo , não é tão fácil e simples ,mas também não seria inviável.

    mauri / Responder
  3. A Transolímpica vai ajudar a desafogar o Transcarioca. Me surpreendeu essa queda maior no tempo de via da TO.

    Lauro / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*