CPTM Metrô SP

Pagamento de tarifa por celular pode ser levado ao Metrô e CPTM

Um nova parceria entre a empresa Autopass e a Metra, operadora do corredor de trólebus do ABC Paulista pode viabilizar o pagamento da tarifa por meio de celular, e o sistema poderá ser levado ao Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Esta semana, a operadora dos ônibus elétricos que liga o São Mateus ao Jabaquara, iniciou a cobrança de passagem por meio de bilhetes com QR Code – código bidimensional. Então, o passageiro encosta bilhete impresso no bloqueio para fazer uso do sistema. Em entrevista ao Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, o CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, diz que a medida precede um meio de pagamento por meio de smartphone.

“Nosso objetivo é que em breve o bilhete em QR Code saia do papel e vá para a versão mobile, onde o passageiro poderá utilizar o próprio celular para validar o código no leitor da catraca”, afirmou ao blog. Rubens também disse que a intenção é que o novo sistema se expanda para toda a rede de transportes metropolitanos, incluindo o Metrô e a CPTM. As empresas que operam os modais sobre trilhos não confirmam oficialmente.

Obviamente o projeto é incipiente. No entanto, pode ser uma luz no fim do túnel para que os passageiros tenham um meio mais fácil de usar os trens e metrôs, sem depender de filas, ou de maquinas de recarga.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus