Frota G na Linha 2-Verde | Foto: William Molina
Metrô SP

MP deve questionar contrato entre Alstom e Metrô

Foto: William Molina

A nova onda de notícias que envolve o Metrô de São Paulo e Ministério Público é a troca do sistema de sinalização, o CBTC CTBC (controle de trens baseado em comunicação). De acordo com publicação da TV Globo, o MP deve questionar na Justiça a prorrogação da implementação da tecnologia, até o ano de 2021.

O sistema opera na entre a Vila Prudente e a Vila Madalena, e 60% dos trabalhos estão concluídos para levar a sinalização nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, que deve reduzir intervalo e aumentar a capacidade de transporte.

Segundo a reportagem, no ano de 2016, onde desde fevereiro, a Linha 2-Verde opera com o CTBC, foram registradas 10 falhas notáveis. No ano passado foram 7, e em 2014, 5 ocorrências. De acordo ainda com os dados, as falhas demoraram em média de 23 minutos para serem resolvidas.

A publicação, no entanto, não especifica se todas as falhas tiveram relação com o sistema de sinalização.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, diz que é normal haver um período de maturação quando há a implantação de uma nova tecnologia. “Quando você faz uma modificação, você tem algum período de falha“, diz.

Clodoaldo diz ainda que o acordo vai beneficiar os passageiros. “Tem um equívoco ao analisar essa questão de valores, são valores pedidos, a arbitragem ainda não tinha julgado os valores ainda. O governo podia tanto ganhar valores a mais como perder. Então foi decidido, tínhamos duas decisões a tomar: ou rescindíamos o contrato, depois teríamos que licitar novamente, ou fazíamos uma repactuação contratual, o que foi inclusive apoiado pela procuradoria geral do estado, que é a advocacia do estado”, afirma.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus