Mobilidade Urbana

Doria quer privatizar corredores de ônibus e ciclovias

O pré-candidato a prefeito de São Paulo, João Doria, foi o sabatinado desta quarta, 20, pela Folha de São Paulo, UOL e SBT. Na segunda, 18, foi a vez do pré-candidato, Andrea Matarazzo. (relembre aqui)

Doria disse que pretende privatizar os corredores de ônibus da cidade .“Nós vamos fazer uma concessão das faixas exclusivas de ônibus. Vai ser o setor privado que vai administrar. Sabe como? Tecnologia”, declarou, para completar: “Vamos usar a tecnologia do celular, dos iPads, para que você saiba exatamente quais as linhas de ônibus, qual a velocidade média, que horas ele chega. E o custo é zero para a prefeitura. Vai melhorar a gestão, intensificar o uso das faixas tanto para os táxis quanto para os ônibus, e não vai aumentar um centavo para o usuário, absolutamente nada”.

Com relação a redução de velocidade nas marginais, adotada pelo prefeito Fernando Haddad, o pré-candidato disse que logo que tomar posse as vias expressas voltam a ter as velocidades originais, isto é, 90 km/h na expressa e 70 km/h nas locais porém com campanhas educativas. Doria ainda criticou a chamada “indústria da multa”.

“O uso de celular é o maior agente provocador de acidentes –não é o excesso de velocidade. Qual a campanha educativa da gestão Haddad sobre isso? Nenhuma”, criticou Doria Jr, para quem o fato de haver moradores de rua nas áreas das marginais não justifica a redução das velocidades máximas dessas vias. “Não se pode mudar uma lei em função de ter algumas pessoas [nessa condição]; a lei tem que ser em função da maioria”.

Sobre o pedágio urbano, o empresário admitiu que sua equipe de campanha estuda essa possibilidade. “Acho que esse é um tema que tem que ser estudado. Não é o ônus que você aplica de forma generalizada. Se você quer usar seu veículo com mais facilidade, a hipótese de pagar por isso é uma opção, não é uma imposição. Nessa circunstância, principalmente em defesa ambiental, podemos estudar, sim”, afirmou.

Sobre ciclovias, Doria quer, assim como os corredores, passar para a iniciativa privada e diz que ciclovias que foram pintadas e feitas em calçadas serão desfeitas.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus