Mobilidade Urbana

Acidentes caem quase 40% nas marginais. Frota aumenta

Um novo relatório elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo, apontou que o número de “acidentes” com mortos ou feridos nas marginais Tietê e Pinheiros tiveram redução de 38,5%, no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015.

O número de ocorrência com vítimas passou de 608 no primeiro semestre do ano passado para 380 no mesmo período deste ano. O número de atropelamentos também diminuiu de 27 para 9 no mesmo período.

Diminuição da lentidão

Outro fator observado em campos por técnicos e engenheiros da empresa foi a redução da lentidão na ordem de 8,7%. “A redução da velocidade máxima exige distâncias menores entre as manobras, o que diminui significativamente a formação de “ondas” no tráfego (o famoso “para e anda”) e harmoniza o tráfego inclusive nas transposições entre pistas”, afirma nota da companhia.

Aumento na frota

O mesmo estudo mostra que o número da frota de veículos cresceu, de 7,36 milhões no fim de 2012 para 8,10 milhões em dezembro do ano passado, um crescimento de 10,0% em três anos.

Recomendação da ONU

O programa de redução de velocidade é recomendado pelo ONU, como parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito, com o objetivo de convidar os países a tomarem medidas para a redução dos acidentes de trânsito.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus