Internacional

Sidney ganhará Metrô em 2019

A cidade de Sidney, na Austrália, deu novos passos para a consolidação de seu sistema metroviário. O Governo de Novas Gales do Sul anunciou investimentos de US $ 12 bilhões para duas fases do projeto: a Sydney Metrô City & Sudoeste e Sydney Metrô Noroeste, estão agora “totalmente financiadas” diz o governo. A notícia coincide com a entrega dos túneis para a extensão Noroeste.

Deste montante investido,  US $ 1,3 bilhão serão gastos entre 2016 e 2017 para continuar os trabalhos no Metrô do Noroeste, e também US $ 1,4 bilhões para construção do sistema sob o Porto.

O ramal Noroeste deve ser o primeiro aberto a população, com previsão para 2019, com trens automáticos, sem a presença de condutores. As obras tiveram início em 2013. Já a linha Sudeste deve abrir apenas em 2024.

Para a primeira fase foram adquiridos 22 trens de seis carros do modelo Alstom Metropolis onde cada composição terá espaço para carrinhos de bebé, bagagens e bicicletas.  Nesta etapa serão 65 quilômetros de extensão e 22 estações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus