Internacional

Europa ganha túnel ferroviário mais longo do mundo

Nesta quarta-feira, 1º de Junho, o maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo é inaugurado na Suíça, ligando o Norte e o Sul da Europa. A estrutura passa por debaixo dos Alpes, e custou US$ 12 bilhões.

Trata-se de um plano para preservar o meio ambiente, realocando todo o transporte de mercadorias das estradas para os trens, numa das rotas mais intensas entre o porto de Roterdam e o Sul do continente, ligando com o porto de Gênova.

tunel-gotardo2

O transporte de passageiro também deve ter benefícios na redução de 45 minutos do trajeto entre Zurique e Lugano.

O Túnel de São Gotardo tem 57 quilômetros de extensão, e foram necessários 2,4 mil operários para erguer a obra em 15 anos de escavação. O projeto foi originalmente concebido há 69 anos. O túnel passará a operar comercialmente em dezembro.

Calcula-se que 260 trens de carga e 65 trens de passageiros vão poder passar pelo local todos os dias, e que até 20 milhões de pessoas seriam transportadas.

Uma das curiosidades desta obra é que seu potente sistema de refrigeração pode dar conta do recado, já que a temperatura em seu interior pode alcançar 50 graus Celsius.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus