Internacional

Metrô de Londres vai operar nas madrugadas em Agosto

Depois de muita discussão com o sindicato que representa os trabalhadores do Metrô de Londres, a London Underground anuncia o início das operações nas madrugadas, nas linhas Central e Victoria de Londres, em agosto, aos finais de semana.

Posteriormente a medida será adotada nos linhas Piccadilly, Jubilee e Northern. Chamado de “Night Tube”, o serviço tinha sido previsto para começar em setembro de 2015, mas as negociações com os trabalhadores atrasaram o processo. A categoria afirma, mesmo após o anúncio do serviço diferenciado que, existem “questões pendentes”, como negociações referente a horas extras e estudos referentes a segurança dos usuários.

Já o prefeito da cidade, Sadiq Khan, diz que “o Night Tube é absolutamente vital para os planos em fazer a economia crescer nas madrugadas de Londres”.

São Paulo

Na capital paulista, em 2013 se discutiu o funcionamento da rede de metrô por 24 horas. No entanto, tarefas da manutenção impedem a operação dos trens nas madrugadas. De acordo com Milton Gioia, Gerente de Manutenção do Metrô de São Paulo, em entrevista ao portal IG naquele mesmo ano, a rede de São Paulo não foi criada para tais funcionamentos.

Manutenção do Metrô de SP: à direita, túnel de ligação entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, após a Liberdade | Foto de Tiago Costa
Manutenção do Metrô de SP: à direita, túnel de ligação entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, após a Liberdade | Foto de Tiago Costa

“Todo o projeto foi concebido para operar do jeito que está, assim como em Paris (França), Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra) e Seul (Coreia do Sul). Todas operam do mesmo jeito que a gente, com exceção de Nova York (Estados Unidos). Então qualquer alteração seria uma mudança radical em tudo o que a gente faz. É impossível? Eu acho que nos próximos 20 ou 30 anos é impossível”, afirmou Gioia ao jornal.

Em fevereiro de 2015, a prefeitura de São Paulo implantou a rede noturna de ônibus, com 151 linhas, e intervalos entre 15 a 30 minutos.

Rede Nortuna de Transporte em São Paulo | Foto: Leon Rodrigues / Secom
Rede Nortuna de Transporte em São Paulo | Foto: Leon Rodrigues / Secom

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus