VLT

Inauguração do VLT do Rio é adiada novamente

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Marcado para o próximo dia 22, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adiar a inauguração do primeiro trecho do VLT da cidade para o dia 5 de junho. Em nota, a gestão municipal alegou que adiou a operação do VLT “de olho na segurança da população”.

Segundo o secretário de Transportes, Rafael Picciani, é vital para a operação a garantia da segurança dos pedestres com o novo meio de transporte. Picciani diz que haverá integração do veículo com o metrô, ônibus, teleférico da Providência, entre outros. O secretário alerta ainda que o motorista terá que se habituar com o não fechamento de cruzamentos.

“A segurança foi um dos assuntos mais detalhados do projeto. O VLT tem dois avisos sonoros: uma campainha e uma buzina para casos de emergência. Temos também o chamado ‘botão do homem morto’ que tem como objetivo evitar um problema maior caso algo aconteça com o condutor, como um mal súbito. Essa preocupação é fundamental. Temos 65 cruzamentos ao longo dos 28 quilômetros de percurso. O veículo também tem três tipos diferentes de freios. Essas medidas visam a qualidade no transporte e a segurança dos passageiros”, afirmou O diretor de operações da concessionária do VLT Carioca, Augusto Schein.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus