Anunciada em 2010 no programa de governo de Geraldo Alckmin, as obras de extensão da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM entre Grajaú e Varginha, na Zona Sul de São Paulo, seguem em “ritmo inferior ao previsto”, de acordo com Relatório de Administração da empresa no ano de 2015.
Segundo a publicação, atraso em verbas oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento – Pac, seria o principal responsável. O Estado aguarda cerca de R$ 500 milhões para as obras.
Por outro lado, o Governo Federal diz que faz “todas as exigências previstas na legislação”, antes da liberação de recursos, “a fim de que as obras sejam executadas da melhor forma e no menor tempo possível”, segundo comunicado em janeiro deste ano.
Ritmo das construções
Segundo a CPTM, pelo menos no ano de 2015 as construções estiveram “sendo conduzidas com recursos do Governo do Estado”. O documento ainda aponta que “estão em andamento as obras das estações Mendes – Vila Natal e Varginha, dos viadutos ferroviários e da passarela Pinheiro Chagas, além da via permanente”.
O documento aponta ainda que as obras fecharam o ano passado em 25,62% de conclusão, referente ao Lote 1 entre Grajaú e Mendes/Vila Natal e no Lote 2, em 33,88% de conclusão, entre Mendes/Vila Natal e Estação e Pátio Varginha.