Mobilidade Urbana

Ex-secretária de Transportes de NY lança livro em SP

A gestão do ex-prefeito de Nova Iorque Michael Bloomberg foi marcada por transformações, sobretudo na Mobilidade Urbana, e sua Secretária de Transportes, Janette Sadik-­Khan teve papel fundamental nesta processo. As ações olharam para o papel de pedestres e ciclistas como prioridades nas ações públicas.

Janette lança seu novo livro Streetfight: Handbook for an Urban Revolution no próximo dia 2 de junho, na Livraria Cultura da Avenida Paulista em São Paulo. O evento tem apoio do ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento.

Ocupando o cargo, Sadik­Khan reconheceu que cidade necessitava urgentemente de uma nova abordagem para o transporte. Os projetos contaram além de ciclovias e maiores espaços para pedestres, com faixas exclusivas de ônibus, que resultaram em diminuição de congestionamento.

No livro, a ex-secretária conta que a reforma do viário não foi tão fácil. “Cada comunidade tem suas desculpas para dizer que é impossível mudar a forma como usam as ruas. No entanto, como Sadik­Khan e Solomonow explicam em Streetfight, como nossas cidades crescem, as lideranças e a população não podem mais aceitar ruas disfuncionais; devem lutar para mudá­las. Com base na prática do mundo real, e não no idealismo de torre de marfim, Streetfight demonstra, passo ­a ­passo, como entender os componentes que constituem as ruas e como repensar a lógica sob a qual elas funcionam, fornecendo recomendações sobre como implantar ciclovias seguras, melhorar o espaço destinado aos pedestres e fornecer informações visuais para redução de velocidade.“, diz nota de lançamento do livro.

ciclovias-ny

Serviço:

Local: Auditório Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura ­- Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2703.

Ingressos serão distribuídos a partir das 17h00 em frente ao auditório.

A abertura do evento será feita por Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo. A palestra será feita em inglês, sem tradução simultânea. Sessão de autógrafos acontecerá após palestra, na livraria.

street-fight

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus