Metrô SP

Monitor informa tempo de chegada dos trens na Linha 4

Passageiros da Linha 4-Amarela [Luz-Butantã] contam com uma nova funcionalidade. Monitores instalados nas plataformas mostram o intervalo das composições.

De acordo com o perfil no twitter @Linha4Amarela, televisores nestas configurações foram registrados nas estações Luz e Pinheiros. Nos terminais, o equipamento mostra a partida do próximo trem, e nas paradas a chegada das composições.

Monitor mostra intervalo de Trens na Linha4-Amarela. Foto: perfil @Linha4Amarela no twitter, do Grupo Diário
Monitor mostra intervalo de Trens na Linha4-Amarela. Foto: perfil @Linha4Amarela no twitter, do Grupo Diário

Demais linhas

Em 2010, segundo comunicado do Governo Estadual, o Metrô previa que suas linhas tivessem a funcionalidade. Foram adquiridos 900 monitores multimídia LCD, com a finalidade de informar dados como tempo de chegada dos trens na plataforma, além de avisos institucionais e informações gerais ao público em estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Na época, o governo informou que as informações poderia ser transmitidas aos usuários graças à interface tecnológica com os novos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de tráfego.

No entanto, a medida ainda depende da conclusão da instalação do CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) que esta em fase de ajustes na Linha 2-Verde. De acordo com reunião entre blogueiros e atuantes das redes sociais junto ao Metrô, somente após a finalização da implantação na ligação entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a tecnologia será levada para as linhas 1-Azul e 3-vermelha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus