China inaugura trem de carga que vai até a França

Em um percurso de 11,3 mil quilômetros, um trem cargueiro liga a China à França, inaugurando a nova rota para escoamento de cargas. O comboio atravessará a China pelo Passo de Alataw em Xinjiang, no extremo oeste do país, e passará pelo Cazaquistão, Rússia, Belarus, Polônia e Alemanha antes de chegar ao seu destino final em Lion, na França.

Em sua inauguração, o trem transporta produtos mecânicos, eletrônicos e químicos. As composições devem demorar 16 dias para completar o trajeto, contra 60 dias se os materiais fossem transportados pelo mar. No caminho inverso serão levados peças automotivas, vinho e produtos agrícolas produzidos na França.

É a prova de que o transporte ferroviário é uma excelente opção para logística, muitas vezes mais eficiente que outros meios de transporte, como o rodoviário.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

4 Comentários deste post

  1. Wow….

    matheus / Responder
  2. °°)

    matheus / Responder
  3. Muito bacana.

    Rodrigo Santos / Responder
  4. Uma linha e trem da Alemanha até a Turquia mudou a geopolítica europeia e definiu a Alemanha a maior e mais rica nação da Europa. Esta linha se tiver sucesso pode vi a ter o maior impacto, ao tornar a China a maior nação da terra.

    rafysanchez / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*