São Paulo melhora 51 posições em ranking mundial de trânsito

Ainda sobre levantamento da empresa TomTom Trafic Index, onde esta semana divulgamos o Top 10 das cidades que mais perdem tempo no trânsito, a pesquisa mostra que a cidade de São Paulo melhorou 51 posições, em 295 cidades pesquisadas, de 38 países.

No ano de 2013 o panorama mostrava a capital paulista em 7º lugar. Já no ano passado, a maior cidade Brasileira passou a ocupar a 58º posição.

De acordo com a administração municipal, a ampliação das faixas exclusivos para ônibus, o aumento da fiscalização, e a redução nos limites de velocidade trouxeram melhorias à mobilidade, e por consequência  estão intimamente ligadas à melhora de posição do estudo, mundialmente conhecido e consagrado.

A TomTom foi fundado em 1991 visando apurar condições de tráfego nas grandes metropoles e apoiar a construção de soluções para os problemas de mobilidade urbana.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

34 Comentários deste post

  1. Isso tem nome, Governo de Fernando Haddad e as medidas corajosas que ele implantou junto com a equipe da Secretaria Municipal de Transportes, com o Secretário Jilmar Tatto. Enfim, São Paulo está entrando no século XXI com trânsito mais racional e prioridade ao transporte coletivo.

    Evaristo / Responder
    • É bem provável que seja por causa da crise viu. Pelo menos no Centro Expandido o trânsito está a mesma porcaria!

      Josh / (em resposta a Evaristo) Responder
  2. Se aumentar mais 40% nos preços dos combustiveis vai melhorar muito mais, é a regra de causa e efeito.

    Jardel Tales / Responder
    • A Gasolina aumentou só em SP? Pois o Rio está na lista…

      Juliano / (em resposta a Jardel Tales) Responder
      • No Rio o maior problema são as inúmeras obras de mobilidade por causa das Olim Piadas, as obras travaram a cidade, mas é temporário e esse e um dos motivos que apareceu na pesquisa como uma das cidades com maior trânsito no mundo.Gostaria que essa pesquisa seja feita em 2017 ou após os jogosl

        Jardel Tales / (em resposta a Juliano) Responder
      • No Rio o maior problema são as inúmeras obras de mobilidade por causa das Olim Piadas, as obras travaram a cidade, mas é temporário e esse e um dos motivos que apareceu na pesquisa como uma das cidades com maior trânsito no mundo.Gostaria que essa pesquisa seja feita em 2017 ou após os jogosl

        Jardel Tales / (em resposta a Juliano) Responder
        • Em meados de 2007 eram os jogos Panamericanos, em meados de 2014 a Copa do mundo, em 2016 as Olimpíadas.. A partir de 2017 sugiro que o Rio será perfeito seguindo sua linha de raciocínio.

          Juliano / (em resposta a Jardel Tales) Responder
          • Não será perfeito, mas tende a melhorar consideravelmente . Não existe cidade perfeita, todas sempre estão procurando melhorias.As marginais Tietê pasdou p
            or esse processo quando na construção das pistas centrais, depois de prontas melhorou consideravelmente . São Paulo já estaria parado se não houvesse as pistas centrais.A partir de 2008 com a redução de impostos e a retenção nos preços de combustíveis, a frota cresceu muito.

            Jardel Tales / (em resposta a Juliano)
    • Chora mais, carrocrata . . .

      Marcelo / (em resposta a Jardel Tales) Responder
    • Há possibilidade também do pedágio urbano, que desestimula bastante o uso do automóvel

      Andrey / (em resposta a Jardel Tales) Responder
    • É São Paulo entrando no fluxo continuo, parabéns povo de São Paulo!

      Gapre / (em resposta a Jardel Tales) Responder
  3. Contra fatos não existem argumentos…Parem que criticar e deem o braço a torcer Haddad é foda !!!!!!

    Leonardo / Responder
  4. mano eu não votei no haddad em 2012(votei no tucano lá,o transudo) mas nesse ano eu pretendo votar no haddad,foda-se se ele é do PT(q eu odeio tanto) o cara tem ideias modernas e ta tirando a preferência do carro,pra mim ele é muito melhor q o Kassab(q não foi grande coisa)

    rodrigo / Responder
  5. A maioria critica porque ele e do PT infelizmente, porque tem ideias muito bacanas para mobilidade, e não fez mais porque faltam verbas, infelizmente ele não vai ganhar a eleição, porque o povo esta nessa doença achando que somente o PT rouba e o resto e santo, e vão votar em quem?A Marta que acabou com os trólebus?O Russomano que só entende de Procon?Não vejo opção melhor, sem contar que ele mexeu com os ricos na parte dos carros e priorizou o transporte publico.

    Rodrigo Santos / Responder
  6. Acho que o Haddad tem ideias mais modernas para uma cidade, isso é fato. Só que o inferno está cheio de boas intenções, e ter ideia em si não é suficiente. O cara não consegue licitar corredor de ônibus e nem licitar a operação das linhas! Como podem dizer que ele é bom? Pra mim é um dos piores prefeitos que SP já teve. E nem é por causa do PT, pois o Kassab 2 também foi lastimável! Se o Haddad tivesse conseguido entregar os corredores de ônibus prometidos, aí sim eu tiraria o chapéu, mas do jeito que está a administração dele, faltam críticas. E a comprovação disso vai ser dada nas urnas em outubro, onde ele vai ser enxotado da prefeitura de forma humilhante. Para nossa alegria.

    Josh / Responder
    • Seu governador amado não entrega absolutamente nada do que promete, mesmo o partido dele governando SP há mais de 2 décadas e vc mesmo assim bajula ele.

      Gapre / (em resposta a Josh) Responder
    • “Nossa alegria”? Fale por si só, Josh. Concordo que ele pertencer ao PT o expõe a politicas partidárias, assim como acontece com os grandes partidos no Brasil (PT, PSDB, PMDB). Porém é inegável que ele vem fazendo um mandato com inovações, algumas com menos cautela do que deveria, mas vem mudando. A questão dos corredores vem de um erro antigo, na licitação original, qual agora está com o processo travado. Não seria o Haddad ou outro prefeito que solucionaria isso de uma hora pra outra, quando se vê claramente que foi rejeitado pra cortar custos do Governo Federal. Enfim, pense como quiser, mas pelo bem da cidade, procure não proliferar pensamentos de cunho de ódio partidário sem fundamentos.

      Juliano / (em resposta a Josh) Responder
      • Juliano, o Haddad foi ruim, fato. Até na saúde ele pecou gravemente, e isso são os usuários (pobres que usam SUS) que dizem. Não será um cara esquerda caviar pela internet que dará a sentença final da avaliação do prefeito, mas a população nas urnas em outubro. E tenho certeza que ele será eliminado do cargo, vergonhosamente, para nossa alegria.

        Josh / (em resposta a Juliano) Responder
      • Juliano, nem liga pro Josh. É só um hater hipócrita do prefeito. Diz que não gosta do Alckmin, mas é mentira dele, basta uma safadeza do governadorzinho vir à tona que ele logo tenta abafar falando que é petismo. Já conheço o script coxinha

        Gapre / (em resposta a Juliano) Responder
  7. Engraçado que quando o Haddad faz algo legal por São Paulo não vejo o mesmo ufanismo paulista visível até mesmo quando se fala de coisas ruins do Alckmin

    Gapre / Responder
    • Gapre, acho o Alckmin ruim. Não gosto dele e sou crítico de seu governo. E aí, sou tucano?? Pra vc ter uma ideia, acho o PSDB um PT que tomou banho. Agora, que vc é petista de carteirinha, isso não tenho dúvida! Eu sei que rende curtidas no face e alegra os colegas esquerdas no bar, mas já foi cara. Deixa dessa vida. Ainda há tempo para mudar de vida. 😉

      Josh / (em resposta a Gapre) Responder
      • E daí? Acho o governo Dilma ruim, vai continuar me chamando de petista? Vc acha o governo Alckmin ruim? Deixa de ser e hipócrita cara, então por que vc nunca critica o rouboanel ou o trensalão? Discussão de bar? Não sou alcoólatra feito vc.

        Gapre / (em resposta a Josh) Responder
        • Vc é petista e banca o isentão. É a opinião de figuras como vc que levaram à desgraça de nosso país com essa loucura que vivemos. Já é manjado como funciona a lógica de esquerdas assim, brother. Mas relaxa, o fim do pt tá chegando, para nossa alegria. 😉

          Josh / (em resposta a Gapre) Responder
          • Ah, Josh, tá bom, fique brigando por causa de ideologias baratas com outro, eu já cansei. Já mencionei em outro post que critiquei o Haddad aqui no viatrolebus por não especificar zoneamento municipal em área de monotrilhos, isso obviamente pra não beneficiar o governador, assim como já elogiei o governador em outro post daqui do viatrolebus por estar estudando reduzir a passagem do metrô em período fora do rush. No entanto, não tenho culpa se tenho muito mais críticas a tecer sobre o governador do que sobre o prefeito. Pobre de quem acha que o mundo se divide em direita e esquerda. Pobre de quem acha que a culpa de tudo isso é de um único partido. Esse maniqueísmio idiota é o que causa todos os problemas do país. E vc não me engana, é tucano de carteirinha e quer bancar o isento. Aguarde o seu amado chuchu entregar alguma linha de metrô prometida pelos próximos 80 anos, eu não me iludo mais.

            Gapre / (em resposta a Josh)
  8. Aos que ficam brigando, nenhum partido presta, acordem.

    Rodrigo Santos / Responder
    • Dentre os políticos, há muitos competentes, basta escolher bem e não escolher só durante a semana de eleição. Se um cidadão que tenha no mínimo um segundo grau deixar de votar, anular, ou votar em branco, não terá razão de reclamar das escolhas dos analfabetos, analfabetos funcionais e dos torcedores de partidos, pois há partidos que não têm eleitores, têm torcedores dos mais fanáticos.

      Jardel Tales / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
  9. O principal motivo é a migração de motoristas para o transporte público, principalmente pela crise. Não há investimento municipal, estadual ou federal que justifique tal fato.

    Ed / Responder
  10. a melhora tem sido por motivo de crise, antes da crise as vendas de carro era por 700 por dia, hoje as vendas cairam mais de 30%, antes da crise, de cada cada vinte carros financiados, 4 dava busca e aprensao, hoje o numeros de carros aprendido aumentou, isso reduz o numero de carros rodando, nao se deixa levar por propaganda politica enganosa do fernando maldade

    danilo / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*