EMTU

Ônibus a hidrogênio inicia operação no Corredor São Mateus-Jabaquara

Foto: Du Amorim/A2 Fotografia

Na semana passada foram iniciadas a operação de dois ônibus a hidrogênio em linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Os veículos estão prestando serviços no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), inicialmente na linha 287-P [Terminal Santo André Oeste – Terminal Piraporinha], operada pela Metra. Um terceiro ônibus da mesma tecnologia deve iniciar os testes na semana que vem.

Trata-se de um projeto em conjunto entre o Ministério de Minas e Energia – MME, da Agência Brasileira de Cooperação – ABC e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. – EMTU/SP.

O hidrogênio é obtido por eletrólise da água em uma estação de produção e abastecimento construída em São Bernardo Campo/SP. O veículo não polui o meio ambiente, e emiti apenas vapor d’água.

Os veículos foram estilizados com características da fauna brasileira, com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional.

Veículo nas dependências da Metra | Foto: Daniel Guimarães/A2
Veículo nas dependências da Metra | Foto: Daniel Guimarães/A2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus