Obra do Rodoanel Norte tem prejuízo de R$ 39 mi

De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, as obras do Rodoanel Norte terão um prejuízo de R$ 39 milhões devido a um túnel que desabou em 2014. A Dersa agora decidiu demolir o túnel vizinho, parcialmente construído, para retomar a obra neste local.

De acordo com a estatal, os custos serão bancados pelo consórcio Construcap/ Copasa que toca o lote 5, o qual o túnel faz parte.

A passagem subterrânea que desabou deveria ter um total de 1 km e fica nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos. Já haviam sido escavado 143 metros quando ele desmoronou. A Dersa decidiu então remover os escombros na parte que desabou e destruir o restante do túnel que teve a estrutura comprometida.

Não houve vítimas e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) ainda estuda o real motivo da queda. Outro igual estava sendo construído para abrigar a via oposta. Agora, depois que acabar a remoção do que já foi construído e os escombros, esta parte será em via aberta e um novo túnel começará 150 metros a frente.

Outro problema que as obras do Rodoanel Norte enfrenta são as desapropriações que ainda não estão completas. Nenhum dos 6 lotes em obras estão com as áreas 100% desapropriadas. O novo prazo para entrega da obra agora é março de 2018.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

11 Comentários deste post

  1. Caraca… Tenso heim… Espero que achem o motivo logo… Nao da muita segurança passar por uma estrutura que desabou sem motivo aparente

    Alexandre i / Responder
    • Qual o problema? Na construção do Rodoanel Sul também cairam algumas vigas de uma ponte sobre a Regis Bitencourt e hoje está em pleno funcionamento, falhas ou acidentes podem ocorrer em qualquer obra e nem por isso deve ser inutilizada.

      Jardel Tales / (em resposta a Alexandre i) Responder
      • Nao digo inutilizada Jardel, mas enquanto nao investigarem a origem do problema eu acho sinistro andar por um tunel sendo que o outro caiu “do nada”…

        Alexandre I / (em resposta a Jardel Tales) Responder
        • O túnel não cai do nada. Uma vez pronto, o túnel se torna uma estrutura muito forte capaz de segurar bombardeios !!!! Em caso de guerra se esconda nos tuneis do metro.

          O mentor / (em resposta a Alexandre I) Responder
          • Mas é no mínimo estranho passar de um ano e não ter um motivo revelado….
            Seria uma mão na roda esse trecho mas não utilizarei assim que inauguraram … Nao por apenas pelo lance do túnel… Mas até as coisas se acertarem… Sinalização correta, acessos ok… Etc… Mas só durante o dia…

            Alexandre i / (em resposta a O mentor)
  2. Novidade né.

    Rodrigo Santos / Responder
  3. Obras dessa magnitude sempre apresentam problemas não previstos no projeto durante sua execução. Por isso, sempre é necessário readequar o projeto para superar essas adversidades. O Rodoanel Mario Covas é uma obra de imensa importância, não só para São Paulo, mas para todo Brasil. Por ela passa boa parte da produção industrial e agrícola nacional. Ela interliga as principais rodovias do estado, o aeroporto internacional de Guarulhos e o porto de Santos. Fundamentais para a importação e exportação.

    Welbi Maia Brito / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*