Ciclista

Projeto cria incentivo em dinheiro para uso da bicicleta em SP

Imagem: Ciclovia da Faria Lima

As políticas públicas de incentivo à bicicleta como meio de deslocamento não começaram em São Paulo. Muitas capitais vem expandindo suas malhas cicloviárias e até concedendo algum tipo de benefício para o trabalhador que optar pela bike em seu trajeto casa-trabalho.

São Paulo poderá ter um projeto deste tipo, com uma proposta que tramita na Câmara de Vereadores. Os benefícios incluem até bônus em dinheiro.

O chamado “Projeto Bike SP” é um Projeto de Lei criado pelo vereador José Police Neto (PSD),  e se for aprovado, dará ao ciclista a possibilidade de ganhar um bônus mensal de R$ 50,00 sob a condição de usar a bicicleta pelo menos três vezes por semana.

Este benefício seria pago pelos empegadores, que por sua vez descontariam anualmente da cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). As empresas que entrarem no programa, deverão instalar vestiários e chuveiros aos ciclistas.

O projeto, se aprovado, ainda prevê o uso de parte do recurso para a ampliação e conservação da malha cicloviária da cidade , além da promoção de bicicletas compartilhadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus