Trens Regionais

Estado busca parceria com Coreia do Sul para Trem Intercidades

Foto: Trem fabricado pela Hyundai Rotem para Ucrânia

Uma comitiva com integrantes do Governo do Estado de São Paulo deve visitar em abril a Coreia do Sul, com o objetivo de firmar um convênio e parceria para estudos da futura rede de trens intercidades, que vai ligar a capital paulista ao litoral e interior.

A informação foi postada no site da prefeitura de Araraquara, onde o prefeito da cidade, Marcelo Barbieri, esteve em reunião com secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Nas palavras de Pelissioni, a nova fábrica da Hyundai Rotem, instalada na região, deve abrir caminho para as linhas ferroviárias. “a Hyundai Rotem foi uma grande conquista para Araraquara. Sua instalação impulsiona o segmento metroferroviário e ajuda todo o Estado de São Paulo”, afirmou o secretário.

Projeto

De acordo com planos do governo estadual, inicialmente as regiões de Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Santos seriam ligadas por um trem de média velocidade. O projeto foi anunciado na gestão passada do Governador Geraldo Alckmin, e a última notícia de que se tem, é que a administração estadual negociava com o Governo Federal o uso da faixa de domínio por onde o trem passaria, já que o espaço fica em grande parte do trajeto ao lado dos trens de carga​, sob concessão da União.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus