BRT

BRT de João Pessoa pode ter obras iniciadas

João Pessoa pode ter as obras do sistema Bus Rapid Transit (BRT) iniciadas este semestre, é o que diz o superintendente de mobilidade urbana da Capital, Carlos Batinga. Resta apenas a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e a finalização de projetos complementares, para que a licitação da primeira fase das obras ocorra.

O Tribunal de contas havia paralisado o projeto por falhas no processo de licitação na elaboração do projeto executivo de engenharia e projeto ambiental, e a execução de obras poderia causar prejuízos aos cofres públicos.

De acordo com Batinga, todas as duvidas foram sanadas e o projeto já pode voltar a ser licitado. “Da parte de projetos estamos precisando apenas concluir alguns complementares. A pendência mesmo é a análise do terminal do Varadouro, por parte do Iphaep, uma vez que já obtivemos a liberação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o órgão nacional”, disse.

“Já temos os recursos disponíveis para execução dessa parte da obra e vamos captar o restante à medida em que a primeira parte estiver sendo executada”, afirmou Batinga.

O projeto no eixo Pedro II, engloba o terminal de integração e servirá de convergência das linhas quando saem dos bairros, nas proximidades da Cehap; contará com estações de parada de ônibus e de faixa exclusiva ao longo das Avenidas Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo M. Brandão.

Com as informações de Correio da Paraíba

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus