Sistemas de Transportes de Valparaíso e Viña Del Mar

No quarto episódio do especial “Via Trolebus no Chile“, pegamos a estrada e fomos conhecer o Pacífico, em Valparaíso e Viña Del Mar. Da capital Santiago, até cidade portuária de Valparaíso são 130 Km de distância.

Sistema de Ônibus

Em ambas as cidades que fazem parte da província de Valparaíso, a grande maioria do sistema de transporte por ônibus é feito por micro-ônibus, devido as inúmeras ladeiras estreitas e ingrimes que conectam a costa até às regiões mais altas.

Funicular

Especialmente na cidade de Valparíso, e pelo mesmo motivo da existência dos micro-ônibus, os ascensores (conhecido também como funicular) fazem o papel do transporte, além de serem atração turística. São cerca de 15 “bondinhos”, que levam os moradores e viajantes para os altos dos morros, onde é possível desfrutar de uma visão privilegiada do oceano pacífico.

Descida da Funicular. Abaixo, o trólebus Pullman da década de 40 | Imagem de Rafael Narchi

Descida da Funicular. Abaixo, o trólebus Pullman da década de 40 | Imagem de Rafael Narchi

Subindo o morro | Foto de Renato Lobo

Subindo o morro | Foto de Renato Lobo

Imagem panorâmica de Valparaíso (clique para ampliar) | Foto de Rafael Narchi

Imagem panorâmica de Valparaíso (clique para ampliar) | Foto de Rafael Narchi

Trólebus

Desde 1952 opera o sistema trólebus em Valparaíso, com uma linha de 10 km de extensão, 18 veículos, incluindo trólebus da década de 40, que inauguraram o serviço, e que estão em ótimo estado de conservação. No ano passado entraram em operação 10 veículos de procedência Suíça, fabricados em 1989. As partidas são frequentes, com cerca de 3 minutos de intervalo.

Trólebus Siemens Suiço no ponto final | Imagem de Rafael Narchi

Trólebus Siemens Suiço no ponto final | Imagem de Rafael Narchi

chile-RL8

Trólebus da década de 40 | Foto de Renato Lobo

Metrô de Valparaíso

Inaugurado em 2005 o Metrô de Valparaíso na verdade é um trem metropolitano, que conecta a cidade com Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana e Limache. São 35 carros na linha de 43 km de extensão e 20 estações. Parte do trajeto margeia o oceano, e todo o percurso pode ser percorrido em 55 minutos. No horário de pico, as partidas das composições são feitas em até 6 minutos.

autor-desconhecido-chile3

Parte do trajeto corre ao lado da mar

O Metrô de Valparaíso foi instalado sobre uma antiga ferrovia que ligava a estação Barón a El Salto, sendo a mais antiga ferroviária do hemisfério sul.

Curiosidades

Uma das curiosidades dos trens é que para o embarque ou desembarque, os passageiros devem apertar um botão para abrir as portas da composição. A tarifa é cobrada por trecho percorrido, e o sistema de bilhetagem é feito por meio de um cartão, que pode ser adquirido nas bilheterias das estações. O sistema faz a cobrança assim que o passageiro cruza o bloqueio na saída da estação, ou seja, é preciso validar tanto no embarque quanto no desembarque. Nos finais de semana e feriados são permitidos o acesso às bikes, desde que se pague por uma tarifa diferenciada.

Detalhe de uma das estações ao lado da praia

Detalhe de uma das estações ao lado da praia

Expansão

Autoridades locais discutem uma eventual construção de uma segunda linha do Metrô ligando Viña del Mar às cidades de Reñaca e Concón.

Fepasa do Chile

A capital Santiago é ligada por trilhos até Valparaíso, com o transporte exclusivo de cargas, operada pela empresa Ferrocarril del Pacífico SA (FEPASA), que serve grande parte da indústria doméstica, assim como importadores e exportadores.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

2 Comentários deste post

  1. QUE LUGAR BONITO!!!!

    Matheus / Responder
  2. Bacana o Rolê. O material esta bem legal.

    Nivaldo / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*