Metrô Rio

Rio de Janeiro discute futuras linhas de Metrô

O Governo do Rio de Janeiro deu início ao Plano Diretor Metroviário (PDM) que consiste em definir os traçados das novas linhas de metrô e outros modais até 2045 na Região Metropolitana do Rio. Na pauta está a chegada do metrô a Recreio e Jacarepaguá.

Enquanto a Secretaria estadual de Transportes prevê a Linha 6 (Alvorada-Fundão) passando nas proximidades da Linha Amarela, contemplando Freguesia e Pechincha, sob o argumento de que o outro lado de Jacarepaguá já é atendido pelo BRT, moradores desejam que a rede abranja todo o bairro.

“A Linha 6 deverá ser próxima ao eixo da Linha Amarela, mas do outro lado da Transcarioca, à direita. O metrô não atenderia à outra parte de Jacarepaguá, que já tem o BRT”, explica o secretário estadual de Transportes, Carlos Osório.

O secretário diz que as estações ainda não estão fechadas mas pelo esboço, que considera a quantidade populacional próxima, a Linha 6 teria três paradas em Jacarepaguá: Gabinal, Geremário Dantas e Pau Ferro. Depois, seguiria caminho parecido ao da Linha Amarela, até o Cocotá, na Ilha do Governador, que seria a estação final.

O secretário de Transportes diz que, antes da apresentação final, os estudos do PDM serão apresentados aos moradores das regiões que deverão receber o metrô, como forma de consulta popular. Em outubro, houve um encontro em Jacarepaguá, e uma reunião na Barra deve ser marcada para janeiro.

Para que a linha 6 saia de Alvorada, é necessário que a linha 4 chegue até la, saindo da estação jardim Oceânico e percorrendo a Avenida das Américas. O principal entrave, por enquanto, é a falta de verbas.

“A possibilidade de recursos será bem menor depois das Olimpíadas. Já se conversou com Eduardo Paes e Pezão sobre a possibilidade de expansão, principalmente no eixo das Américas, por meio de parceria entre estado e município. Estamos vendo exemplos internacionais, como Hong Kong, cuja linha foi basicamente financiada pela valorização imobiliária do seu entorno. A proposta é estudar mecanismo parecido com o do Porto Maravilha, via Cepacs, mas não há martelo batido”, disse Osorio.

Algumas associações de moradores preferem que a linha 6 saia do papel do que a extensão da linha 4 para depois da Alvorada, chegando no Recreio. Há um projeto do prefeito Eduardo Paes de fazer um VLT entre Alvorada e Recreio.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus