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Plano prevê 600 KM de corredores de ônibus e 2000 km de ciclovias em SP

Imagem: César Ogata/Secom

Foi divulgado nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o chamado PlanMob, que corresponde a um plano de mobilidade e diretrizes que a cidade deve tomar até o horizonte de 2030. A medida segue como base, a Lei Federal 12.587/12, que trata do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, e a Lei Municipal 16.050/14, que aborda o Plano Diretor Estratégico. As diretrizes dos projetos devem privilegiar a ampliação da malha cicloviária, corredores e faixas exclusivas, além da construção de calçadas.

Parte das metas da atual administração, no entanto, não devem atingir as promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad, no que diz respeito aos corredores de ônibus.

A atual administração encontrou problemas com projetos, apontada pelo TCM – Tribunal de Contas do Município e TCU – Tribunal de Contas da União, além da falta de liberação de recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Corredores de ônibus

O plano prevê a implantação de 600 quilômetros de corredores de ônibus, sendo que parte deles seguiriam o modelo Bus Rapid Transit (BRT), dotados de estações com pagamento antecipado de tarifa e acessibilidade para os passageiros.

Faixas exclusivas

As projeções apontam também até 2030, 860 quilômetros de faixas para ônibus. A atual gestão chegou a marca de 481 quilômetros de faixas. As estruturas dão maior velocidades aos coletivos e democratizam os espaços urbanos, assim como os corredores.

Terminais

Os planos atuais prevem dobrar o número de terminais na próxima década, com 29 novos espaços somados aos 28 existentes. Estes projetos estão intimamente ligados a reorganização de linhas.

Ciclovias

As projeções apontam uma malha cicloviária de mais de 2.000 quilômetros, sendo 1.500 na ampliação da malha existente, e 540 quilômetros de ciclovias incorporadas aos corredores de ônibus. A cidade conta hoje com um pouco mais de 350 km de vias destinadas aos ciclistas. O plano ainda prevê 4.000 paraciclos e compartilhamento em 100% do território da cidade.

Calçadas

Deve ser criado um grupo intersecretarial no município, além do Plano Emergencial de Calçadas para revitalização de 250.000m² por ano até 2030.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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