SPTrans

Ônibus de São Paulo terão placas de itinerários com painéis LCD

Nesta quarta-feira (16), a prefeitura de São Paulo apresentou novas tecnologias para o sistema de transporte. Uma delas são painéis externos de cristal líquido (LCD) nos ônibus, que exibirão informações das próximas paradas.

De acordo com a administração municipal, os painéis externos dos novos veículos articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os equipamentos devem informar, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final.

Serão dois painéis digitais por veículo, um de cada lado da lateral externa. A empresa Campo Belo deve ter os dois primeiros veículos com essa tecnologia.

Ônibus elétrico

Também foi apresentado um modelo de ônibus elétrico de 15 metros, conforme anunciamos aqui. “O ônibus elétrico que está sendo testado em São Paulo é como uma alternativa ao diesel, que não gera poluição sonora nem atmosférica. Com todas as mudanças climáticas que estão acontecendo, precisamos diminuir a poluição atmosférica. Temos prazo até 2018 para dar fim aos ônibus poluentes”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. O prefeito diz ainda que os veículos passarão a ser produzidos em larga escala em uma fábrica em Campinas (SP), em 2016.

sptrans2

Mulheres no transporte

O prefeito ainda assinou a Portaria 002/15, que determina que todas as operadoras de transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas para mulheres. Atualmente, dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres.

“As mulheres são muito bem-vindas ao transporte público. Elas são muito elogiadas, e uma das principais demandas do usuário é o melhor tratamento na condução dos veículos”, disse Haddad.

sptrans4

Imagens de César Ogata/Secom

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus