SPTrans

SPTrans muda cláusula de edital que beneficiava montadora

O edital de licitação em curso dos transportes na capital paulista sofreu nova alteração. Entre elas, segundo reportagem do Blog Ponto de Ônibus a idade média de ônibus articulados passa a ser de sete anos. Na versão anterior, estes veículos estavam incluídos na idade média de veículos de cinco anos. A justificativa é que os ônibus articulados são mais caros e têm revenda mais difícil.

Outra modificação que também cita os ônibus articulados é a obrigatoriedade de inserção de veículos do modelo de 23 metros de comprimento, chamados de superarticulados, no oitavo mês de assinatura de contrato. Os veículos seriam exigidos em linhas com cuja demanda necessite de veículos maiores.

Pelas novas regras, o operador deverá se nortear pela capacidade do veículo, superior a 140 passageiros, e não mais por tamanho do ônibus, esta ultima que estava restrita a uma montadora.

CCO e treinamento

Uma nova regra foi incluída no edital e se refere a obrigatoriedade das empresas a apresentarem relatórios que comprovem a aplicação de treinamentos aos colaboradores para atuação no CCO – Centro de Controle Operacional. Um novo centro será construído para gerenciar todo o sistema, e reunirá profissionais de todas as empresas.

Concentração de empresas

Outra alteração diz respeito a tentativa de evitar concentração de empresários em cada lote operacional. A nova cláusula impede que a mesma empresa participe duas vezes da disputa de um mesmo lote.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus