Supervia

RJ deve elevar subsidio a SuperVia para evitar aumento de passagem

O Governo do Rio de Janeiro quer conceder subsídio de quase R$ 39 milhões à SuperVia, operadora dos trens metropolitanos cariocas. Em projeto enviado para a Assembleia Legislativa, o Governador Luiz Fernando Pezão diz que o dinheiro é para evitar aumento de R$ 0,30 na passagem.

O governo arcaria com a dívida da concessionária com a Light que, de acordo com o projeto, foi causada pelo aumento da energia elétrica, em cerca de 90% em um ano, segundo a Secretaria de Transportes. O governador da conta de que a SuperVia passa por “grave situação”, e o endividamento junto à Light pode afetar “a continuidade e a regularidade” dos trens.

Caso a proposta seja aprovada, a dívida será abatida do ICMS que a Light pagará ao longo de 12 meses. O contrato de concessão entre o governo e a SuperVia prevê compensações em caso de desequilíbrio no contrato de concessão.

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro – Fotos Públicas

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus