CPTM

Linha 13-Jade da CPTM nasceria limitada?

Em obras e com previsão de funcionamento a partir de 2017, as construção do elevado da Linha 13-Jade da CPTM seguem na Zona Leste de São Paulo e no município de Guarulhos. As imagens feitas por Sergio Mazzi mostram a evolução das obras.

L13-4

A linha deverá partir da Estação Engenheiro Goulart rumo ao Aeroporto de Guarulhos. Estudos devem ser feitos no sentido de levar a Linha rumo a Bomsucesso, onde uma emenda parlamentar deve destinar R$ 25 milhões para a contratação dos projetos básico e executivo da extensão. (relembre aqui).

L13-2

Obras desta extensão, porém, ainda não possuem data certa para início. A falta de uma conexão direta é criticada por especialistas, e páginas especializadas do setor. O passageiro que por exemplo virá da Região da Paulista, Berrini ou Anhembi, deverá fazer uma série de baldeações até chegar na Linha 12, esta que por sua vez dará acesso a nova ferrovia.

Uma das críticas é pontuada pelo site Commu – Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana, que em uma publicação lista as principais barreiras, entre elas:

– Infraestrutura hoteleira deficiente;
– Saturação elevada de todo o tronco ferroviário pesado da Zona Leste devido à pendularidade;
– Falta de confiabilidade e previsibilidade nos acessos rodoviários
– Falta de operações especiais na Linha 12-Safira;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus