VLT

Jilmar Tatto fala em VLT para SP, mas para um cenário distante

Na segunda parte da entrevista do portal Mobilize Brasil, o secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto, fala em construção de Veículos Leve Sobre Trilhos para a cidade, porem sem definição certa de projetos, prazos ou obras.

O Secretário diz que a cidade ainda precisa consolidar políticas públicas em favor do coletivo. “Sou muito simpático à ideia de implantação do VLT em São Paulo. Mas, acho que estamos numa etapa anterior ao VLT, que é a de preservar o viário para o transporte público.”, disse Tatto.

A fala do secretário revela um cenário ocorrido na capital paulista após 2013, onde a implantação de faixas exclusivas para ônibus teve resistência por parte da sociedade, sobretudo aquela que se desloca por automóvel.

O titular da pasta diz ainda que parte dos corredores propostos, podem no futuro ser transformados em redes de Metrô leve.“Vamos construir 600 km de corredores para garantir essa malha de transporte sobre pneus. Essa é a parte mais difícil, porque exige desapropriações, remoção de interferências…e depois a cidade pode começar a mudar o modal.”, completou

Tatto só não deu detalhes de como seria essa troca de modais, uma vez que a cidade passa por um processo de licitação nos transportes, onde os operadores que vencerem a disputa, devem operar por nos próximos 20 anos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus