TAV

China quer construir TAV até o Irã

A China continua com seus planos ambiciosos no que se diz a infraestrutura. O mais novo projeto pretende construir um trem de alta velocidade que ligará a cidade de Urumqi, no norte do país, a capital do Irã, Teerã. O trajeto passará pelo Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

O plano, denominado, Nova Rota da Seda, quer marcar presença da China na Ásia. Se este novo corredor de alta velocidade for construído, unificaria a bitola de ferrovia da China com o dos países da Ásia Central, o que permitiria acelerar a conexão ferroviária do país mais povoado do mundo com o oeste do continente. Além disso, este novo ramal abriria uma alternativa ao percurso habitual pelo norte passando pela Rússia, das ferrovias que vão da China em direção ao oeste, como a que liga a cidade de Yiwu com Madri, na Espanha.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus