Mobilidade Urbana

Atropelamentos caem 28% após demarcação de espaço para motos e bikes

Após a implantação do projeto “Frente segura”, com demarcação de um espaço para motos e bicicletas nos cruzamentos à frente dos outros veículos, os atropelamentos diminuíram 28% e os acidentes com motos caíram 25%.

Segundo dados da CET, em 54 cruzamentos monitorados, um ano antes da criação do bolsão houve 43 atropelamentos, após a instalação da área específica foram 31 casos. Já o registro de acidentes envolvendo todos os veículos caiu de 161 para 142. O número de feridos foi reduzido de 186 para 155 e os acidentes e atropelamentos envolvendo motos também caíram de 102 para 77.

O programa teve início em abril de 2013, e pelo menos até outubro de 2015 foram implantados em 326 cruzamentos. 71 novos pontos devem ganhar o programa nos próximos meses.

Entre os objetivos do projeto esta a maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito no momento da largada no verde do semáforo com os automóveis, além de dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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