Mobilidade Urbana

Os cinco melhores sistemas de transporte do planeta

Um ranking com as cinco cidades e seus melhores sistemas de transporte foi divulgado pelo site Inhabitat, portal que reune soluções sustentáveis. O Top 5 leva em consideração a pontualidade dos sistemas, e a eficiência as integrações.

Em todos os casos, o transporte sobre trilhos estava presente:

5º lugar: Moscou (Rússia)

O sistema ferroviário de Moscou deu o quinto lugar a Rússia,  que transporta mais de 8 milhões de passageiros por dia em 305 km de extensão. O destaque se deu pela pontualidade do serviço

russia

4º lugar: Paris (França)

Com larga abrangencia, 213 km de linhas e mais de 300 estações, possibilitando que o parisiense encontre uma parada a cada 500 metros, Paris ganha a quarta posição graças a invejável rede metroviária. A publicação também cita o sistema de aluguel de bicicletas, com 1.400 estações.

paris

3º lugar: Londres (Inglaterra)

Londres aparece em terceiro lugar por conta da eficiente malha metroviária com cerca de 400 km de extensão. Vale ressaltar a vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.

london

2º lugar: Nova York (Estados Unidos)

Uma combinação que privilegia ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres, sendo que todos os sistemas funcionam 24 horas por dia. Por isto, Nova York aparece em segundo lugar.

ny

1º lugar: Tóquio (Japão)

O sistema de transporte de Tóquio é formado por linhas de ônibus, metrô, balsas, VLTs, BRTs, com números que impressionam: 10,5 bilhões de viagens por ano. O sistema de transporte público e a primeira opção da população nos deslocamentos. Por isso, Tóquio ganha a medalha de ouro.

toquio

Com as informações de Ciclovivo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus