Rodovia

Rodovias de SP tem redução em números de acidentes

Rodovias que cortam a capital Paulista tiveram redução no índice de acidentes e mortes na ordem de 21% nos primeiros oito meses deste ano, representando na maior diminuição em mais de uma década e meia. As informações são do jornal “Folha de São Paulo“.

Os números correspondem ao balanço de 6.400 km concedidos à iniciativa privada, quando no período foram registrados 572 mortes de janeiro a agosto, contra 722 no mesmo período do ano passado.

O fenomêno segue tendência da cidade de São Paulo, que também registrou redução de acidentes. Porém, no casos das rodovias, dados mostram que o volume de veículos pesados, responsáveis por um terço dos acidentes, caiu 5,5% neste ano. Já o volume de veículos leves subiu 1,2%, segundo a associação de concessionárias.

Na cidade de São Paulo também se levantou a questão sobre a possibilidade da crise econômica ter impactado na redução de acidentes, entretanto não foram a público pesquisas ou dados que comprovem a teoria.

“Se as mortes caíram com mais intensidade do que os acidentes, quer dizer que aumentou a proteção dos motoristas e passageiros. E isso ocorre principalmente com uso do cinto de segurança”, afirma Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em entrevista ao jornal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus