Tecnologia

Porto Alegre vai testar Micro-ônibus elétrico

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Dois ônibus elétricos chineses devem ser testados na cidade de Porto Alegre. Um deles, o K 9, de 12 metros de comprimento. A novidade é o início de testes com o K 7, um micro-ônibus.

Ambos foram fabricados pela empresa BYD – Build Your Dream, que já testou veículos de 12 metros semelhantes em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Sorocaba. Os ônibus possuem baterias de fosfato de ferro à prova de fogo que, carregadas, podem dar autonomia de até 250 quilômetros ao veículo.

De acordo com reportagem do Blog Ponto de Ônibus do jornalista Adamo Bazani, o  diretor de relações governamentais e marketing da BYD, Adalberto Maluf, disse que o micro-ônibus têm os mesmos motores nas rodas que o veículo de dimensões convencionais, mas a potência foi ajustada.

De acordo ainda com Maluf, o veículo deve ser vendido como miniônibus montado, em parceria com fabricantes de carrocerias como Marcopolo/Volare e Caio, por exemplo. Já o convencional K 9 deve ser adquirido como os demais ônibus no mercado brasileiro, com a compra do chassi separada da carroceria.

A novidade foi apresentada durante cerimônia de assinatura do contrato de concessão das empresas de ônibus da capital Gaúcha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus