VLT

Obras complementares do VLT entre Barreiros e Porto têm início

Fotos: A2img/Eduardo Saraiva

Foram iniciadas obras complementares do VLT da Baxada Santista no trecho entre Barreiros e Porto na última sexta-feira (23). “Três boas notícias aqui para a região. A primeira delas, a assinatura do contrato. Totalizaremos 15 estações. As obras começam hoje [sexta-feira, 23]. Terminaremos também três quilômetros de via férrea. A segunda boa noticia é que faltam pequenos acabamentos. E a terceira, mais cinco trens já chegaram e a operação comercial se inicia em janeiro do ano que vem”, disse o governador Geraldo Alckmin.

As obras remanescentes serão feitas em dois trechos que totalizam cinco quilômetros: na Av. Francisco Glicério desde a Estação Pinheiro Machado, já concluída, até a Rua Campos Mello, em Santos, incluindo a construção de mais quatro estações. A outra ligação é a partir da Estação Mascarenhas de Moraes até o Terminal Barreiros, em São Vicente, que será finalizado nesta etapa. As obras têm previsão de início em novembro.

Cronograma de entrega

A Estação Bernardino de Campos será concluída em janeiro de 2016; o Terminal Barreiros, em São Vicente, em março. Em Santos, a Estação Conselheiro Nébias ficará pronta em abril; e as Estações Ana Costa e Washington Luiz em julho de 2016.

Frota

Com a entrada de cinco novos VLTs, a frota agora totaliza 10 veículos. Os trens são fabricados pelo Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Ttrans (Brasil) e Vossloh (Espanha). Até dezembro deste ano serão 12 composições e em 2016 chegarão os 10 veículos restantes, completando 22 VLTs.

vlt1

Atualmente dois VLTs operam entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, em um percurso aproximado 6,5km.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus