Internacional

Medellín, na Colômbia inaugura linha de VLP

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participou da inauguração da nova linha de VLP – Veículo Leve Sobre Pneus, da cidade de Medellín.

A abertura foi realizada no dia 20 de Outubro, no entanto desde o 15 deste mês o sistema já era testado. A linha tem 4,3 quilômetros, o que inclui nove estações e deve transportar uma média de 85.000 passageiros por dia.

medellin2

Os trens foram fabricados por um consórcio na qual a Alstom teve a participação de um pouco mais de 50%. Os 12 VLPs são semelhantes aos que operam na França e Espanha e possuem 39 metros. Os veículos podem vencer rampas com inclinação de até 12%. Os trens devem operar com uma velocidade média de 30 km/h.

A cidade conta com 38,1 km de rede de metrô, dividido em 2 linhas com mais 3 de teleféricos, conhecidos como “metrocable”. O sistema transporta em média quase 500 mil passageiros diariamente. Com o novo VLP, os dois meios de transportes serão agora interligados.

As autoridades locais estimam que 7 mil toneladas de CO2 deixem de ser lançado na atmosfera anualmente com o novo sistema de transporte.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus