Tecnologia

Holanda testa micro-ônibus sem condutor

O passageiro paulistano do Metrô talvez já tenha se acostumado com trens que operam sem condutores, como o caso da Linha 4-Amarela, e o recente inaugurado monotrilho da Linha 15-Prata. Mas, vem da Holanda um novo meio de transporte que dispensa motoristas.

O WEpod será o primeiro “micro-ônibus” do mundo sem condutor a circular em linha comercial, cujo a operação esta prevista a partir de novembro deste ano. O veículo vai prestar serviço para passageiros entre as cidades de Wageningen e Ede, no leste dos Países Baixos.

Foi desenvolvido pela empresa francesa EasyMile e conta com o apoio do programa de mobilidade europeu Citymobil2. Os veículos possuem capacidade para 6 passageiros, e podem atingir a velocidade máxima de 25 km/h. Se for comprovado sua eficácia, o sistema deve ser expandido para outras localidades.

Apesar de ser tratado como micro ônibus, o sistema é muito mais parecido com um people mover, só que sobre pneus. O meio de transporte sobre trilhos é usado em alguns aeroportos do mundo, com baixa demanda.

car2

car3

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus