TAV

Espanha ganha nova Linha de Trem de Alta Velocidade

As cidades de León e Valladolid estão agora interligadas por uma ferrovia de alta velocidade com uma distância de 166 km entre as duas localidade. Nesta terça-feira (29), o primeiro-ministro Mariano Rajoy junto com a ministra do Desenvolvimento Ana Pastor inauguraram a nova ligação, com trens que correm até 350 Km/h, reduzindo o tempo de viagem entre Madri e León.

Devem prestar serviços Quatro séries entre elas composições produzidas pela Talgo e Bombardier, e pela CAF e Alstom. A operação ficará a cargo da empresa RENFE.

As estradas de ferro nacionais espanholas somam 15.000 km de vias. Madri e Sevilha já são ligadas por uma linha de alta velocidade, inaugurada em 1991. A segunda linha de alta velocidade, de Madri a Barcelona, foi concluída em 2007. A RENFE também opera a linha de média velocidade entre Madri e Valência, além da malha de trens metropolitanos que abrange 11 cidades, dividindo mercado com outra operadora ferroviária, a FGC.

tav-espanha

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus