CPTM

Esclarecendo sobre sinalização da Linha 13-Jade da CPTM

Nesta semana publicamos que a Linha 13-Jade da CPTM usaria o sistema de sinalização denominado CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). A informação é de uma publicação do jornal “O Estado de São Paulo“, que relatou a fala do secretário de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

Mas, a assessoria da CPTM nos esclareceu que o sistema que estrá presente na nova linha da CPTM será o ATC/ATO, o mesmo usado na Linha 12-Safira, já que ambas as linhas devem operar em conjunto. A CPTM diz ainda que a sinalização será licitada em breve.

Em Julho de 2014, o então titular da pasta, Jurandir Fernandes, chegou a afirmar que se estudava serviços expressos da linha 13 entre a estação Brás e o Aeroporto. Segundo Fernandes, com ajustes nas plataformas da estação que faz conexão com outras linhas da CPTM e com a 3-Vermelha do Metrô, e aprimoramento no sistema de sinalização, o serviço poderia ser implantado a medida em que for inaugurado o novo ramal.

O atual cronograma do Governo Estadual é entregar a Linha 13 entre final de 2017 e começo de 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus