TAV

Chineses vão participar de trem bala entre Las Vegas e Los Angeles

Estão previstas para serem iniciadas em setembro de 2016 as obras de uma nova ferrovia de alta velocidade entre a Califórnia a Nevada, nos Estados Unidos pela empresa XpressWest, junto com um consórcio de empresas chinesas, que irão criar uma joint venture (união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum).

Os trens devem viajar em 370 km de trilhos, a uma velocidades de até 150 mph (240 km/h), ligando as duas regiões em uma hora e 20 minutos, contra cerca de quatro horas de carro.

Devem ser construídas estações em Las Vegas, Victorville e Palmdale, onde haverá um intercâmbio com serviços de Metrô de Los Angeles. A XpressWest informou em um comunicado que o projeto destina-se a “impulsionar o desenvolvimento econômico novo e crescer a indústria do turismo, que é vital para a economia da região”, e “estabelecer firmemente a indústria ferroviária nos EUA de alta velocidade que vai resultar na criação significativa de empregos” .

A XpressWest era conhecida como DesertXpress, uma empresa privada que tinha planos de desenvolver a linha desde 2005. Uma autorização federal foi emitida para construir e operar a linha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus