Metrô SP Monotrilho

Metrô multará Bombardier por atraso em CBTC

Imagem de Sergio Mazzi

O Governo de São Paulo informou que aplicará uma multa a empresa canadense Bombardier por atraso na finalização da implantação do sistema CBTC para as linhas 5- Lilás e 15-Prata. O valor pode chegar até R$ 30 milhões e a empresa já foi notificada.

Com o atraso da entrega do novo sistema, de acordo com o jornal “O Estado de São Paulo“, 31 novas composições estão paradas sem uso. De acordo com o secretário estadual dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o CBTC da linha 5 deve ser entregue em dezembro. O prazo inicial era fevereiro deste ano.

Problemas com a implantação do CBTC nas linhas de metrô de São Paulo não foram registrados apenas com a empresa Bombardier. A sinalização da Alstom para a linha 2 ainda está em funcionamento somente aos finais de semana. A implantação começou em 2008 e o Governo informou, em maio, que poderia rescindir o contrato com a empresa francesa (Leia aqui). A previsão inicial era que as Linhas 1, 2 e 3 teriam o CBTC até 2014.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus