Ciclista

Aplicativo alerta prefeituras sobre a condição das ciclovias

Com o aumento no número de ciclovias, e consequentemente de ciclistas, fica evidente o aprimoramento das vias exclusivas para quem pedala. Na cidade de São Paulo, por exemplo, algumas estruturas necessitam de reparos em pinturas, no pavimento, além da presença de interferência externa como poças de água e detritos.

A reclamação feita em redes sociais apenas para pontuar o problema, não ajuda.  Uma das formas eficazes de melhorar as estruturas é levar a questão ao poder público, como o aplicativo ‘Ciclowatch’, feito por um grupo de pequenos empresários para geração de estatísticas sobre o uso das ciclovias em todo o país.

O app funciona de maneira colaborativa e reconhece automaticamente quais trechos são pedalados diariamente. O objetivo do projeto é gerar dados estatísticos que poderão ser constantemente enviados para administrações municipais, colaborando para os reparos.

O ciclista que quiser participar, além de claro baixar o aplicativo, deverá criar uma conta no Strava ou RunKeeper. O App esta disponível para Android e iOs.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus