BRT

Apesar de incompleto, BRT de Recife é bem avaliado

O sistema de BRT da Região Metropolitana do Recife registrou índices satisfatórios de aprovação dos usuários, mesmo operando sem todos os terminais e estações. Uma pesquisa da Urbana-PE com usuários do corredor Leste/Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife, mostrou que 76% dos usuários estão satisfeitos com o BRT. A maior parte apontou o fato dos veículos possuírem ar condicionado, como fator determinante para a aprovação.

O estudo foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), foi realizado em dezembro de 2014.

Apesar do grau de aprovação, o sistema esta longe de ser considerado propriamente um BRT, apesar do nome. O coordenador da Regional Nordeste da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti, avaliou que os usuários elogiam o sistema, porque o comparam com os ônibus convencionais. “O nosso BRT ainda não merece esse título, pois faltam algumas características importantes do modelo, como a total priorização de circulação dos ônibus. No entanto, o usuário elogia as estações e os veículos, pois são muito melhores que os tradicionais”, diz.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus