Próxima Estação: São Conrado

Imagens: Linha 4 do Metrô / Divulgação

No ultimo dia 10, sexta-feira, o Via Trolebus teve a oportunidade de conhecer 2 futuras estações em obra da Linha 4 do Metrô Rio: Nossa Senhora da Paz (veja aqui) e São Conrado.

A estação São Conrado deve ser a parada da linha 4 com o maior movimento devido a aproximidade com a Comunidade da Rocinha. Um dos acessos da estação é justo na principal entrada da favela. A estação ainda contará com mais 2 acessos.

Ao adentrar a estação, a grandiosidade da obra impressiona. O túnel que liga a estação até a Barra da Tijuca já foi todo perfurado e conta uma extensão aproximada de 6km.

855-Corpo-da-Estação

A estação está em fase de acabamentos. Todo o piso de granito foi assentado nas plataformas de embarque e desembarque, acesso de passageiros e mezanino. O guarda-corpo de vidro começa a ser instalado neste andar. Quatro escadas rolantes que levarão passageiros do mezanino às plataformas já foram instaladas. Os trilhos estão sendo colocados na via permanente por onde os trens vão passar sentido Barra da Tijuca. A estrutura para que sejam instalados os elevadores devem começar a ser erguidas nos próximos dias. Ao lado de fora, também em fase de acabamento, há uma estação de energia que dará apoio a toda a linha 4.

A estação São Conrado deve se entregue em junho de 2016, junto com as paradas Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Jardim Oceânico. A Estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio. Por isso, o cronograma da estação foi modificado.

901-Corpo-da-Estação


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

2 Comentários deste post

  1. Plataforma vazada… Fazia tempo que não via isso!

    Raul Bertolo / Responder
  2. Não vejo a hora em ir para o Rio e conferir as novas estações. Parabéns aos cariocas!

    Ed / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*