São Paulo

Prefeitura estuda abrir ruas do Centro de SP aos pedestres nos domingos

A prefeitura de São Paulo deve testar nesta sábado (4) o fechamento antecipado do Minhocão aos automóveis, medida semelhante a adotada no final de semana da Virada Cultural. O Elevado Costa e Silva deverá ser aberto às pessoas a partir das 15h00. Atualmente, a via só é liberada aos pedestres e ciclistas no sábado após as 21h30.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, apresentará o projeto que tornar a via acessível aos pedestres em definitivo nestes horários, em reunião ao Conselho da Cidade nesta quarta-feira (1º). Além da medida, será discutido o fechamento da Avenida Paulista aos carros em definitivo aos Domingos.

_DSC0808
Imagem: Rafael Narchi

Outras restrições estudadas

Centro

Não apenas a Paulista e o Minhocão, mas a Prefeitura estuda abrir as ruas aos pedestres aos domingos na chamada “rótula central”, anel viário em torno do centro, que compreende a região circulada pelas Avenidas Ipiranga e São Luís, o Viaduto Jacareí, a Rua Dona Maria Paula, as Praças João Mendes e Clóvis Beviláqua, a Avenida Rangel Pestana, a Rua da Figueira, o Parque D. Pedro e a Avenida Senador Queirós.

No entanto, alguns cruzamentos ainda permanecerão abertos, a exemplo da Avenida do Estado e o Corredor Norte-Sul, que cruzam a Rótula Central.

Avenida Sumaré

O secretário declarou ser favorável também ao fechamento da Avenida Sumaré, na zona oeste da cidade. “Adoraria fazer a Sumaré, que é outro lugar que tem muito ciclista e pedestre. Qual é o critério? Você pegar os lugares que naturalmente já têm bastante gente e abrir para o pedestre”, explicou Tatto, na inauguração da ciclovia da paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus