TAV

Trem de levitação magnética bate recorde de velocidade no Japão

Atualizado às 9h25 em 22/04

Um trem de levitação magnética atingiu a velocidade de 590km/h nesta quinta, 16, 603 km/h no Japão. É um recorde mundial para este tipo de transporte, anunciou a companhia ferroviária JR Central.

A JR Central estabeleceu este recorde com um novo modelo Maglev em sua linha de testes situada em Yamanashi (centro), segundo explicou em comunicado.

Esta linha de super alta velocidade ligará as cidades de Tóquio e Nagoia, contará com seis estações e começou a ser construída em outubro do ano passado após receber o sinal verde do Executivo japonês.

O Maglev será capaz de percorrer este trajeto de 286 quilômetros em cerca de 40 minutos, em vez dos 88 atuais que demora o serviço de alta velocidade Shinkansen (trem bala).

Os trens Maglev funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos.

O campo magnético permite que o trem se eleve até 10 centímetros acima dos trilhos, o que elimina o contato e deixa o ar como único elemento de rolamento, favorecendo assim a velocidade. O projeto terá um custo estimado de 9 trilhões de ienes, segundo a companhia. O plano dos japoneses é de que a primeira composição de Maglev entre em operação ligando as cidades de Tóquio e Nagoia no ano de 2027.

 

Trem-Maglev-japao

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus