Foto: André Souza / G1
VLT

Sem uso, VLTs de Cuiabá passam por vistoria

Os trens que prestarão serviços no sistema de VLT da cidade de Cuiabá passaram por vistoria nesta semana. As composições produzidas pela Caf, estão paradas há um ano e três meses no futuro centro de manutenção em Várzea Grande (cidade da região metropolitana de Cuiabá), já que os trens ficaram prontos antes do projeto ser concluído. [leia mais]
Foto: André Souza / G1
Foto: André Souza / G1

Os trens que prestarão serviços no sistema de VLT da cidade de Cuiabá passaram por vistoria nesta semana. As composições produzidas pela Caf, estão paradas há um ano e três meses no futuro centro de manutenção em Várzea Grande (cidade da região metropolitana de Cuiabá), já que os trens ficaram prontos antes do projeto ser concluído.

A vistoria foi feita com representantes do governo do estado do mato grosso e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). São cerca de 40 vagões, e o governo local prevê que os trens entrem em operação em 2018. A promessa era que a linha estivesse em operação na copa do mundo de 2014.

Periodicamente são ligados os aparelhos de ar-condicionado e são testados o sistema de áudio e vídeo e as portas automática dos VLTs. As composições também trafegam em pequenos trechos.

VLT-MT20140109_0009

Conciliação

O Consórcio VLT quer um reequilíbrio financeiro de valores da obra e o pagamento de parcelas atrasadas. De acordo com o governo, o consórcio terá que apresentar projetos para a implantação do veículo.

“A nossa parte aqui é fazer um acompanhamento e ouvir o consórcio sobre o que eles tem a nos dizer quem é responsável pela manutenção, como isso tem sido feito, quem está tomando conta dos vagões. Porém, ainda não temos em mãos o plano de execução dessas atividades”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Paulo Douglas Sardinha.

Com as informações de G1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus