Metrô SP

O desafio de ver um jogo às 22h em Itaquera

Como sabem sou corinthiano que costuma frequentar os jogos do time porém ontem, 16, foi a primeira vez que fui à Itaquera, na Arena Corinthians, para ver um jogo que começaria às 22h. O jogo em questão era Corinthians X San Lorenzo, pela Taça Libertadores, valendo classificação para a próxima fase.

Na noite de ontem, um trem quebrou na estação Brás por volta das 17h30 e a equipe de manutenção não conseguia
rebocar o trem. O caos estava feito. Hora de pico = linha 3 = problema na linha = caos. Por uma boa parte da linha, os trens estavam passando por apenas 1 via, acarretando velocidade reduzida e maior de tempo de parada nas estações. Foi um efeito domino que levou as linhas 1 e 2 diminuírem suas velocidades porque o sistema estava lotado.

Trem K24 teve carros (vagões) desmembrados |   Imagem de @vicainelli via @usuariosmetrosp
Trem K24 teve carros (vagões) desmembrados |
Imagem de @vicainelli via @usuariosmetrosp

Moro no Butantã e para chegar ao estádio tenho que utilizar as linhas 4 – Amarela e 3 – Vermelha, ambas do Metrô. Sabendo do caos, decidi seguir até a Luz, na CPTM, para chegar ao estádio. Já dentro do trem d alinha amarela, por volta das 19h30, o aviso sonoro dizia: “Não vá para Luz. Utilize outras linhas”. Meu plano foi por água a baixo e decidi descer na República mesmo e pegar a linha 3. Quando ia descer, vários corintianos estavam voltando pro trem e iam para a Luz dizendo que estava o caos a plataforma da linha 3 e iam tentar a Luz. Telejornais mostravam que não estavam deixando todos entrarem na estação Anhangabaú devido a estação já estar superlotada. Então lá fomos nós para Luz.

Chegando na Luz, via-se o pesadelo. As escadas rolantes da linha Amarela paradas para que as pessoas demorassem mais para chegar ao topo. Anúncios dizendo: “Não vá para CPTM”. Uma gritaria e corre corre começou, porém não sabia o que era, e o anúncio mudou: “Mantenham a calma”. Subimos as escadas e não tinha mais como nem ir para a linha 1 – Azul e nem para CPTM. Muitas pessoas sentadas e paradas.

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

E lá vamos nós voltar para a República. Na República, a plataforma estava lotada e os trens viam aos poucos e com pouca velocidade. Depois de uns 4 trens e muito empurra empurra, consegui. Anhangabaú, próxima estação, lotada, não entrava ninguém.

O medo chegou na próxima: Sé! O que se via do lado de for a era um mar de gente que já estava ali há horas. E iriam continuar. Meia dúzia entrou. No Brás deu uma esvaziada e depois seguiu-se viagem.

Cheguei em Itaquera e o jogo teve público recorde: mais de 41.000 pessoas. O jogo ficou no 0x0 e terminou às 00h00. Em dia de jogos, o metrô funciona na região até às 00h30 porém a CPTM não. Fui com passos largos até Arthur Alvim e o que passei pra chegar tenderia a ser leve do que estava por vir. Não vinha trens e a estação lotando. Depois de 10 minutos chegou o primeiro já super lotado, vindo de Corinthians – Itaquera. Entrou umas 10 pessoas que tiveram que empurrar pra entrar. Isso já era 00h20 e a funcionária da estação anuncia: “Encerraremos nossas atividades em 10 minutos”. Para que? Revolta e começaram a gritar: “manda trem então”. Faltando 5 minutos para o término da operação veio outro trem lotado e entrei empurrando. Porém, muitas pessoas ficaram na estação. Pais com crianças pequenas, idosos e etc. E pelo andar da carruagem só viria mais 1 trem e me disseram que em Corinthians-Itaquera estava super lotada também.

Não foi um dia fácil e creio que para a saída dos jogos, o Metrô deve melhorar seus serviços. E a pergunta que fica: e nos dias que tiver decisão de pênaltis?

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus