Mobilidade Urbana

Maioria da sinalização é voltada para o transporte individual motorizado

 

Não só apenas o meio de transporte individual motorizado é privilegiado em relação ao espaço público, mas também o carro e moto possuí melhores condições relacionadas a sinalização. É o que constatou a campanha Sinalize, do portal Mobilize Brasil, que avaliou a sinalização do transporte coletivo, ciclistas e pedestres.

Ainda que 70% das viagens diárias são feitas exclusivamente por estes meios, a sinalização é mais presente para a fatia que representa apenas 30% dos deslocamentos, ou seja o veículo individual motorizado.

De acordo com Eduardo Dias, coordenador da campanha Sinalize em entrevista a rádio CBN, apenas 10% das sinalizações estão voltadas para o pedestre, ciclista e usuário do transporte coletivo. “além de desconfortável, torna o sistema de transporte ineficiente” disse Eduardo em relação a falta de informações no transporte coletivo.`

Confira a entrevista:

O estudo avaliou a sinalização das ruas e avenidas e no transporte público. Das 14 cidades avaliadas, Manaus recebeu a pior nota, 0,7 em uma escala que vai de 0 a 10. A cidade que recebeu melhor avaliação foi Curitiba, sendo 5,4. A cidade de São Paulo aparece com nota 3,8.

Confira a pesquisa.

Infográfico disponibilizado pelo Mobilize:

infografico

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus